top of page
Buscar

Protagonismo infantojuvenil para além dos muros da OSC

  • larestrelamariana
  • 24 de jan. de 2023
  • 2 min de leitura

Desde sua fundação a Casa Estrela preza e busca, cada vez mais, ampliar o protagonismo infantojuvenil, especialmente no que diz respeito às tomadas de decisões das ações que são voltadas para este público. Em janeiro deste ano a OSC retorna com as oficinas para crianças e adolescentes, com destaque para a oficina de Experimentação Fotográfica que teve sua primeira ação: a participação do grupo na VI Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, que aconteceu no Centro de Convenções de Mariana e contou com a presença de diversos movimentos, instituições e setores da administração pública.


As participantes da oficina acompanharam todo o evento e puderam colocar em prática os conhecimentos sobre técnicas fotográficas. A orientadora da oficina, Thamira Bastos, menciona como pode ser desafiador o exercício de realizar cobertura fotográfica de um evento "é preciso ter cuidado na hora que fazer os registros, quem não pode presenciar o que aconteceu vai se contextualizar pelos registros feitos".


Participação do público nos debates promovidos durante a VI Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

Momento da votação das propostas encaminhadas à Conferência Estadual, que acontece em Março.

Com o tema central "Situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempo de pandemia da Covid-19 violações e vulnerabilidades, ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade" a Conferência propôs eixos para guiar as discussões dos e das participantes. Os eixos deste ano foram: a promoção e garantia dos direitos humanos de crianças e adolescentes no contexto pandêmico e pós pandemia; o enfrentamento das violações e vulnerabilidades resultantes da pandemia de Covid-19; a ampliação e consolidação da participação de crianças e adolescentes nos espaços de discussão e deliberação de políticas públicas de promoção, proteção e defesa dos seus direitos, durante e após pandemia; a participação da sociedade na deliberação, execução, gestão e controle social de políticas públicas de promoção, proteção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes considerando cenário pandêmico; e a garantia de recursos para as políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes durante e após a pandemia de Covid-19.


Confira os registros fotográficos feitos pelas adolescentes Maria Eduarda Paulino e Ana Catarina Paiva Medeiros.



A oficina de experimentação fotográfica é umas das ofertas da Casa Estrela para o público adolescente. As práticas acontecem dentro e fora da organização e em sua grande maioria são pautadas por dispositivos, que permitem a experimentação de uma forma mais ampla e expansiva. "Não tem espaço para o erro quando nos propomos a experimentar fotografia a partir dos dispositivos", completa Thamira Bastos. As oficinas são gratuitas, abertas a crianças, adolescentes e jovens moradores de Mariana, MG. Para participar basta fazer a inscrição pessoalmente em nossa sede (Rua Prefeito Jadir Macedo, n 15, Vila do Carmo), mandar email para larestrelamariana@gmail.com ou falar pelo telefone 31 9 8802-3484.


Siga a Casa Estrela no instagram @casaestrelamariana

 
 
 

Comments


bottom of page