top of page

Conheça um pouco sobre os principais projetos. 

Aqui você encontra um resumo dos projetos. Todas as ações podem ser replicadas e adaptadas de acordo com o público e demanda. Para saber mais entre em contato.

CICLO DE OFICINAS 2022/2023

Objetiva contribuir para o processo de formação cidadã de crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social, incentivando o desenvolvimento de uma consciência crítica da realidade, a percepção de seus direitos e deveres, a valorização da convivência familiar e comunitária e a importância da inclusão social.

Atualmente o Ciclo contempla oficinas de:

Experimentação em Fotografia; 

Reforço Escolar;

Alfabetização; 

Artesanato e

Contação de Histórias

As atividades são ofertadas para crianças, adolescentes e jovens, tanto na sede da Casa Estrela, quanto em espaços de parceiros como escolas, outras OSC etc 

IMG_6597.HEIC

COMPREENDENDO E TRADUZINDO O ECA

Este projeto busca apresentar possibilidades de compreensão do Estatuto para as próprias crianças e adolescentes, numa linguagem construída por eles e elas, para eles e elas, oportunizando maior conhecimento sobre o tema. 

 

A idéia do projeto Compreendendo e traduzindo o ECA é a oferta de oficinas que visam sensibilizar os participantes, seus familiares, os parceiros do projeto e comunidade, sobre o que prevê o estatuto e apropriar de técnicas de audiovisual (criação de roteiro, enquadramento, plano, movimento de câmera etc) para apresentar em linguagem acessível para outras crianças e adolescentes.

th.jpg

PROJETO CONECTANDO PARA O CONHECIMENTO E TRANSFORMAÇÃO

Temática central: Erradicação do trabalho infantil 

Resumo: Este projeto tem por finalidade sensibilizar adolescentes, jovens e a comunidade marianense, sobre a necessidade de erradicação do trabalho infantil, a importância de perceber os problemas de saúde, psicológicos, e no desenvolvimento físico de quem inicia no trabalho ainda criança, além de propiciar aos adolescentes e jovens participantes do projeto, informações a cerca dos recursos e Políticas públicas que  são ofertadas pelo município a famílias que por ventura tenham crianças e adolescentes em trabalho infantil. 

Trabalhar este tema é uma missão difícil. Missão esta, que nos coloca cada vez mais cientes que o trabalho para garantir os direitos das crianças e adolescentes precisa ser pensado em rede e envolver o máximo de instâncias e colaboradores possíveis, e que sensibilizar os adolescentes e jovens é trabalhar a prevenção. 

Neste contexto, o projeto busca expandir o tema trabalho infantil para o espaço que os jovens e adolescentes ocupam, possibilitando a percepção deste publico e oportunizando maior conhecimento sobre o tema. O projeto tem como premissa dar voz aos adolescentes e jovens que falam de outro lugar, lugar de quem vive a realidade dura da falta de perspectivas, uma fala do lugar de pertencimento.

CONECTANDO para CONHECIMENTO E TRANSFORMAÇÀO.png

SOLTA A VOZ: COMUNICAÇÃO E CIDADANIA

Temática central: Direitos da Criança e adolescente e Direito à Comunicação

Resumo: Oferecer aos adolescentes e jovens um espaço, onde possam aprender técnicas de comunicação social nas áreas da fotografia e vídeo. Como vamos fazer isso? Através da metodologia de oficina, somada a visitas culturais e dinâmicas sensoriais. Acreditamos no potencial de experiências coletivas e na troca de ideias.

E o que isso vai gerar? Vamos promover espaços para que os participantes se expressem, através das oficinas vão ser criados produtos comunicativos colaborativos, que estarão disponíveis ao final do projeto nas redes sociais, no nosso site e também pela cidade através de exposições e intervenções.

POSTS Casa Estrela (2).png

Desde 2019 a Instituição vem atuando junto ao Coletivo MICA através da oferta de atividades voltadas para o direito à comunicação, leitura crítica de mídia e a produção de conteúdos comunicativos colaborativos criados pelos participantes. 

No final do primeiro semestre de 2020 a demanda para ofertar atividades remotas aumentou, especialmente porque muitas crianças e adolescentes atendidos pelo projeto não estão acompanhando as atividades da escola. 

 

Surge então a aposta na linguagem audiovisual como uma ferramenta que permite maior aproximação e interação com o público. As atividades estão semanais e durante o primeiro mês são voltadas para a criação e fortalecimento de vínculos entre os participantes e a equipe bem como a escuta e a elaboração de um plano de trabalho extensivo com temáticas que dizem respeito à realidade e anseios das crianças e adolescentes. 

 

Não é só uma questão de conteúdo, ações como esta se fazem necessárias para manter a interação/contato entre a família, ou a equipe das unidades de acolhimento, com as organizações; porque permitem o monitoramento do que está acontecendo com as crianças e adolescentes e fortalecem o vínculo destes com as instituições.

AUDIOVIUSUAL COMO LINGUAGEM PARA TODOS E TODAS

Os convites e comunicados também se apresentam através da linguagem audiovisual. 

Atividade 01 (Nós em desenhos)

Cada participantes vai se apresentar através de um desenho. Ao apresentar o participante vai dizer (pode ser por áudio ou por vídeo) o seu nome completo, a sua idade e porque escolheu fazer aquele desenho para se apresentar. 

Material necessário: folha A4, lápis de escrever, lápis de cor (pode ter caneta, canetinha, colagens etc)

Atividade 02 (Que bom...que tal)

Cada participante vai apresentar utilizar termos pré definidos para apresentar duas qualidades que enxergam neles mesmo e para sugerir dois temas para serem trabalhados ao longo das atividades. O termo para apresentar as qualidades é QUE BOM. O termo para apresentar as sugestões de temas para trabalhar é QUE TAL.

Material necessário: folha A4, lápis de escrever, lápis de cor (pode ter caneta, canetinha etc)

Atividade 03  (Mapa do afeto)

Cada participante vai desenhar o mapa da casa onde mora e escolher três lugares que mais gosta para apresentar. Utilizando a técnica de frotagem cada participante vai imprimir em pedaços de papéis recortados a textura dos lugares favoritos. Ao apresentar (pode ser por vídeo ou áudio) vão contar porque aqueles lugares escolhidos trazem afeto).  

Material necessário: folha a4, Lápis de escrever, lápis de cor, tesoura, cola, régua (se tiver).

Atividade 04 (Jogo: quando eu ouço… o que eu penso?)

Esta é um jogo dinâmico que permite diagnosticar o perfil da turma, identificando os pontos fortes que a turma já domina e os pontos fracos que precisam ser trabalhados. A proposta é falar em 20 segundos tudo que vem à cabeça quando são apresentados conceitos como: direitos humanos, democracia, meios de comunicação, internet, políticas públicas, comunicação, público, privado, liberdade de expressão e autonomia. É preciso anotar as referências que forem aparecendo ou gravar um áudio com as respostas.

EXPERIMENTAÇÃO FOTOGRÁFICA

A oficina de experimentação fotográfica iniciou em 2021, com adolescentes moradoras de Mariana, MG. As fotografias expostas aqui são resultados de diversos encontros, que aconteceram fora e dentro da OSC, para realizar práticas fotográficas a partir de dispositivos. Para além da experimentação de técnicas da fotografia, a oficina visa estimular a ocupação de espaços públicos, a sensibilidade do olhar para os caminhos diários que fazemos e trazer a tona questionamentos como quais afetos esses caminhos nos trazem.

cores e texturas

dispositivo: fotografar no ambiente cores e texturas que chamem a sua atenção 

dispositivo cores e texturas.JPG
dispositivo linhas.JPG

dentro e fora

dispositivo: produza 3 imagens movidas pela ideia de "dentro e/ou fora"

bottom of page