Conheça um pouco sobre os principais projetos.
Aqui você encontra um resumo dos projetos. Todas as ações podem ser replicadas e adaptadas de acordo com o público e demanda. Para saber mais entre em contato.
CICLO DE OFICINAS 2022/2023
Objetiva contribuir para o processo de formação cidadã de crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social, incentivando o desenvolvimento de uma consciência crítica da realidade, a percepção de seus direitos e deveres, a valorização da convivência familiar e comunitária e a importância da inclusão social.
Atualmente o Ciclo contempla oficinas de:
Experimentação em Fotografia;
Reforço Escolar;
Alfabetização;
Artesanato e
Contação de Histórias
As atividades são ofertadas para crianças, adolescentes e jovens, tanto na sede da Casa Estrela, quanto em espaços de parceiros como escolas, outras OSC etc

COMPREENDENDO E TRADUZINDO O ECA
Este projeto busca apresentar possibilidades de compreensão do Estatuto para as próprias crianças e adolescentes, numa linguagem construída por eles e elas, para eles e elas, oportunizando maior conhecimento sobre o tema.
A idéia do projeto Compreendendo e traduzindo o ECA é a oferta de oficinas que visam sensibilizar os participantes, seus familiares, os parceiros do projeto e comunidade, sobre o que prevê o estatuto e apropriar de técnicas de audiovisual (criação de roteiro, enquadramento, plano, movimento de câmera etc) para apresentar em linguagem acessível para outras crianças e adolescentes.

PROJETO CONECTANDO PARA O CONHECIMENTO E TRANSFORMAÇÃO
Temática central: Erradicação do trabalho infantil
Resumo: Este projeto tem por finalidade sensibilizar adolescentes, jovens e a comunidade marianense, sobre a necessidade de erradicação do trabalho infantil, a importância de perceber os problemas de saúde, psicológicos, e no desenvolvimento físico de quem inicia no trabalho ainda criança, além de propiciar aos adolescentes e jovens participantes do projeto, informações a cerca dos recursos e Políticas públicas que são ofertadas pelo município a famílias que por ventura tenham crianças e adolescentes em trabalho infantil.
Trabalhar este tema é uma missão difícil. Missão esta, que nos coloca cada vez mais cientes que o trabalho para garantir os direitos das crianças e adolescentes precisa ser pensado em rede e envolver o máximo de instâncias e colaboradores possíveis, e que sensibilizar os adolescentes e jovens é trabalhar a prevenção.
Neste contexto, o projeto busca expandir o tema trabalho infantil para o espaço que os jovens e adolescentes ocupam, possibilitando a percepção deste publico e oportunizando maior conhecimento sobre o tema. O projeto tem como premissa dar voz aos adolescentes e jovens que falam de outro lugar, lugar de quem vive a realidade dura da falta de perspectivas, uma fala do lugar de pertencimento.


SOLTA A VOZ: COMUNICAÇÃO E CIDADANIA
Temática central: Direitos da Criança e adolescente e Direito à Comunicação
Resumo: Oferecer aos adolescentes e jovens um espaço, onde possam
aprender técnicas de comunicação social nas áreas da fotografia e vídeo. Como vamos fazer isso? Através da metodologia de oficina, somada a
visitas culturais e dinâmicas sensoriais. Acreditamos no potencial de experiências coletivas e na troca de ideias.
E o que isso vai gerar? Vamos promover espaços para que os participantes se expressem, através das oficinas vão ser criados produtos
comunicativos colaborativos, que estarão disponíveis ao final do projeto nas redes sociais, no nosso site e também pela cidade através de
exposições e intervenções.
.png)