top of page
Buscar

Casa Estrela homenageia fundador e inaugura o Espaço TONTON na sede em Mariana

  • larestrelamariana
  • 3 de jun. de 2022
  • 2 min de leitura

Com a proposta de ser um ambiente equipado e acolhedor para estimular a leitura para crianças, adolescentes e jovens o Espaço TONTON consolida a criação da laboroteca da Casa Estrela.


Fruto de uma parceria entre a Casa Estrela e o Clube Osquindô, o espaço foi inaugurado nesta quinta-feira, 02/06, como uma das atividades do Projeto Mão na Massa, que além de prever reformas física nos espaços participantes, ofertou ações de capacitação para educadoras das organizações. Durante a inauguração as monitoras Jailda de Freitas e Eliene Ramos conduziram uma contação de história e realizaram dinâmicas com todo o grupo presente.


O espaço, agora equipado com acervo literário, tapetes, almofadas, mesas, cadeiras, estantes, computador e iluminação direcional está aberto e preparado a receber o público infantojuvenil. Como projeto piloto, o espaço TONTON vai receber as ações das Astronautas da Leitura, proposta construída pelas educadoras da Casa Estrela que participaram das capacitações do projeto. O principal objetivo das Astronautas da Leitura é despertar no público infantojuvenil o anseio pela leitura individual, ampliando as possibilidades de perspectivas de futuro e de construções de cada um.


Ao falar sobre o espaço a coordenadora da Casa Estrela, Cristina Pereira, comenta sobre o foco das ações das educadoras, que irão executar diversas atividades de incentivo à leitura e completa "Muito significante a repaginação do espaço que ganhou um novo formato que permite a oferta de várias atividades para as crianças, adolescentes e jovens (...) Nosso maior objetivo é proporcionar ao nosso público a oportunidade de vivenciar experiências e o evento de inauguração nos mostrou que isto é possível".

Além das dinâmicas e contação de história, o evento de inauguração contou com entrega da placa oficial com informações sobre o espaço TONTON, homenagem à coordenadora Cristina Pereira, e cobertura fotográfica realizada pelas adolescentes que participam da oficina de Experimentação em Fotografia.


"Um momento tão marcante e especial quanto esse merecia uma cobertura fotográfica à altura. Para a prática em si da oficina, realizar a cobertura fotográfica de um evento é uma experiência riquíssima, onde as participantes saem da zona de conforto, interagem com diversos públicos e produzem os registros a partir da proposta de passar informações com as imagens"


Afirma Thamira Bastos, orientadora pedagógica da oficina de experimentação em Fotografia. Confira alguns dos registros feitos pelas fotografas Evelyn Aparecida de Oliveira Clemente e Gabriela Agostinho Marinho:




 
 
 

Comentários


bottom of page